Coordenador : Luiz Roberto Leão Ferreira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389046.2199.49916.17022023
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo interno é constituído de servidores docentes e técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação, além de funcionários terceirizados de atividades de apoio que desenvolvem atribuições que envolvam riscos químicos e biológicos. O público-alvo externo é constituído principalmente de profissionais das áreas de ciências biológicas e da saúde, provenientes de instituições públicas de ensino e pesquisa, bem como de instituições privadas e de organizações não-governamentais (ONGs), situadas nas proximidades da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense Instituto de Biologia Campus do Gragoatá, Bloco M
Objetivo
1- Sensibilizar profissionais e estudantes para questões que envolvam análise de riscos em processos de manipulação de agentes químicos, físicos e biológicos em ambientes acadêmicos e profissionais. 2- Proporcionar oportunidades de discussões sobre boas práticas de biossegurança, fomentando a implementação de uma cultura de biossegurança em ambientes acadêmicos e profissionais. 3- Conscientizar profissionais e estudantes sobre a importância do gerenciamento adequado de resíduos.
Resumo
O Projeto de Sensibilização em Biossegurança do Instituto de Biologia (IB) da UFF pretende desenvolver uma série de ações que visam promover oportunidades para o debate e a conscientização sobre boas práticas de biossegurança entre profissionais, prestadores de serviços, estudantes de graduação e de pós-graduação, além de gestores e pesquisadores nas áreas de ciências biológicas e da saúde. As ações do projeto serão desenvolvidas por servidores docentes e técnicos, incluindo membros da Comissão de Biossegurança do IB (CBio-IB), além de discentes de graduação e de pós-graduação. O projeto contará, ainda, com a colaboração de pesquisadores de outras Instituições de Ensino e Pesquisa, como a FIOCRUZ, nas etapas de planejamento e execução das ações do projeto. Entre as ações planejadas neste projeto, pretendemos elaborar conteúdos pedagógicos sobre biossegurança, em formato de manuais e posts para redes sociais, além de organizarmos o segundo simpósio anual sobre esse tema no IB. Um evento de sensibilização voltado especificamente aos trabalhadores de serviços de apoio também será realizado. As ações propostas neste projeto pretendem sistematizar atividades voltadas à mobilização contínua da comunidade interna e externa para questões relevantes sobre a temática de biossegurança nos ambientes acadêmico e profissional.